Acelerar Meu Metabolismo!
Imagine que cada célula do seu corpo é um carro, qual parte da célula seria o motor? Se pensou na mitocôndria, você acertou!
Antes de irmos diretamente para a Mitocôndria, vamos encontrá-la. Na figura abaixo poderá ver a estrutura de uma célula típica. A mitocôndria é uma das diversas organelas presente em uma célula.
Mas o que são as mitocôndrias?
As mitocôndrias são organelas que convertem a glicose (carboidratos) e lipídeos (gorduras) em energia. Elas são verdadeiras “casas de força” das células, pois produzem energia para todas as atividades celulares (essa é apenas uma de suas funções dentre várias outras).
O seu número varia entre as células, sendo proporcional à atividade metabólica, que é a quantidade de energia que cada célula consome. Por exemplo, os músculos despendem mais energia que as células do pulmão, então as células musculares possuem mais mitocôndria do que as células do pulmão. Tendo de quinhentas a mil ou até dez mil dessas estruturas por célula. As mitocôndrias interagem com o núcleo da célula para garantir seu funcionando saudável.
Elas são autoindependentes, pois podem replicar-se ou multiplicar-se dentro das células por si mesmas, já que possuem seu próprio material genético. O DNA mitocondrial corresponde de 1% a 2% do DNA total das células, isso corresponde a 37 genes. O DNA mitocondrial é herdado apenas da mãe.
As mitocôndrias conseguem produzir ATP (adenosina trigosfato), uma forma de energia resultante de reações químicas, para isso é necessário o oxigênio. Nesse processo, as substâncias orgânicas são transformadas em metabólitos a serem excretados do organismo, como o dióxido de carbono e a ureia.
Usando Oxigênio para liberar Energia
Na figura acima podemos ver o ciclo de transformação de energia. O fluido contido na mitocôndria é chamado de matriz. As mitocôndrias são especiais porque têm seus próprios ribossomos e DNA flutuando na matriz. Existem também estruturas chamadas grânulos que podem controlar as concentrações de íons, os biólogos celulares ainda estão explorando a atividade dos grânulos.
Como a respiração celular ocorre nas mitocôndrias? A matriz é preenchida com água e proteínas (enzimas). Essas proteínas tomam moléculas orgânicas, como piruvato e acetil CoA, e as digerem quimicamente. Proteínas embutidas na membrana interna e enzimas envolvidas no ciclo do ácido cítrico liberam moléculas de água (que serão eliminadas pela urina e pela transpiração) e CO2 (que será eliminado pela expiração) da quebra de oxigênio (O2) e glicose (C6H12O6). As mitocôndrias são os únicos lugares na célula onde o oxigênio é reduzido e, eventualmente, dividido em água.
As mitocôndrias também estão envolvidas no controle da concentração de íons cálcio (Ca2 +) dentro da célula. Eles trabalham muito de perto com o retículo endoplasmático para limitar a quantidade de cálcio no citosol.
Reverter o envelhecimento com as mitocôndrias!
Pesquisadores descobriram uma causa do envelhecimento em mamíferos que pode ser reversível. A essência dessa descoberta é uma série de eventos moleculares que permitem a comunicação no interior das células entre o núcleo e a mitocôndria. Quando a comunicação é interrompida, o envelhecimento é acelerado. Através da administração de uma molécula produzida naturalmente pelo corpo humano, os cientistas restauraram a rede de comunicação entre a mitocôndria e o núcleo, invertendo os sinais do envelhecimento. Amostras de tecidos subsequentes mostraram características biológicas principais que eram comparáveis aos mais jovens.
Este estudo foi um projeto conjunto entre a Harvard Medical School, do Instituto Nacional sobre Envelhecimento dos EUA, e da Universidade de New South Wales, em Sidney, na Austrália, sob o comando do professor Dr. David Sinclair. Os resultados foram publicados na revista científica CELL.
O Prof. Sinclair e seu grupo têm estudado a ciência fundamental do envelhecimento, estudos prévios realizados em seu laboratório mostraram que um desses genes, SIRT1, foi ativado pelo composto Resveratrol, que é encontrado em uvas. O Resveratrol também pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol no sangue.
Nesse mesmo estudo também verificou-se uma cascata complexa de eventos que começa com uma substância química chamada NAD (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo, uma substância que serve como aceptor de elétrons na cadeia de respiração celular e doa eles para o oxigênio, que respiramos, ao final da cadeia respiratória, produzindo assim, mais energia para consumo da célula, (na forma de ATP) e termina com uma molécula-chave que transporta informação e coordena as atividades entre o genoma nuclear da célula e o genoma mitocondrial. As células permaneciam saudáveis enquanto a coordenação entre os genomas permanecia fluida.
Outra opção é a administração de um composto endógeno (chamado Nicotinamida Mononucleotídeo, NMN, um precursor de NAD que aumentas seus níveis in vivo) que as células o transformam no NAD, ela poderia reparar a rede quebrada e rapidamente restaurar a comunicação e função mitocondrial.
Três alimentos que contém Nicotinamida Mononucleotídeo, NMN (uma vertente da Vitamina B3) são o brócolis, o abacate e o pepino.
Tanto o Resveratrol, quanto a Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo (NAD) e a Nicotinamida Mononucleotídeo (NMN) se mostraram muito eficientes na restauração das mitocôndrias e na comunicação com o núcleo da célula, promovendo rejuvenescimento celular.
Além desses podemos mencionar outros dois compostos que mostraram ser muito benéficos a saúde das mitocôndrias, aumentando o nível de energia produzido por elas e até induzindo a multiplicação dessas dentro das células.
O primeiro é a Pirroloquinolina Quinona (PQQ) também chamado de metoxatina. Inicialmente a PQQ foi classificada como um tipo de vitamina, mas depois de mais estudos, os pesquisadores determinaram que, embora tenha algumas qualidades semelhantes à vitamina, determinou-se que é uma coenzima. A PQQ pode atuar no processo de redução de oxidação, com certos efeitos antioxidantes. Comumente encontrado em kiwi, pimentão verde e salsa, mas pode ser incorporado em sua dieta através de suplementos. Pesquisadores examinaram extensivamente o impacto que a PPQ tem sobre as mitocôndrias e descobriram que pode aumentar o número de mitocôndrias e até melhorar sua eficiência, além da melhora cognitiva, melhora do sono e diminuição dos cabelos brancos. Para um melhor resultado da suplementação é indicado a versão BioPQQ.
A última é a Coenzima Q10 (CoQ10) ou Ubiquinona e esta é produzida naturalmente pelo corpo e armazenada nas mitocôndrias. Mesmo sendo produzida pelo nosso organismo, após os 30 ou 40 anos, é comum apresentar deficiência de coenzima Q10. Além disso, outros fatores como a genética e doenças cardiovasculares, principalmente em pessoas que tomam remédio para colesterol (estatina) e tem deficiência de vitamina B6 podem ocasionar deficiência de coenzima Q10. As maiores concentrações são encontradas em órgãos como o coração, os rins, os pulmões e o fígado.
Vale ressaltar que a coenzima Q10 obtida por meio dos alimentos não é suficiente para suprir as necessidades do nosso organismo, uma vez que apenas 10% dela é absorvida, por isso é interessante apostar na suplementação de Coenzima Q10.
Alguns alimentos ricos em coenzima Q10 são: o frango, carne de peru, carne bovina, sardinha, atum, salmão selvagem (não criado em cativeiro), nozes, espinafre, brócolis, couve e o abacate.
Uma das principais funções é ajudar a produzir energia nas células. Está envolvido na produção de adenosina trifosfato (ATP), que ajuda na transferência de energia dentro das células. A coenzima também protege as células de danos oxidativos e bactérias ou vírus.
Quer saber mais sobre rejuvenescimento, veja nosso artigo Como voltar o relógio genético da sua pele?
Nota: Toda suplementação deve ser acompanhada por um médico ou nutricionista. Nenhuma suplementação é recomendada para grávidas e lactantes.
Referências:
-
Gomes AP, Price NL, Ling AJ, Moslehi JJ, Montgomery MK, Rajman L, et al. Declining NAD(+) Induces a Pseudohypoxic State Disrupting Nuclear-Mitochondrial Communication during Aging. Cell. 2013 Dec 19;155(7):1624-38. PubMed PMID: 24360282. Epub 2013/12/24. eng.
-
http://www.britannica.com/EBchecked/topic/386130/mitochondrion
https://www.cienciasresumos.com.br/citologia/mitocondrias/N
https://neurohacker.com/what-you-can-gain-from-taking-pyrroloquinoline-quinone-pqq
E comece a levar uma vida mais saudável HOJE MESMO