top of page
Tamanho é documento?
As pessoas que são tipo O tem um conjunto diferente de características que as pessoas que são do tipo B ou tipo A - eles são suscetíveis a doenças diferentes, eles devem comer alimentos diferentes e exercícios de uma forma completamente diferente, de acordo com Dr. D'Adamo.
A mecânica da influência do tipo de sangue tem a ver com a forma como os genes influenciam uns aos outros. Este mecanismo explica por que o seu tipo de sangue pode ter um impacto sobre um número tão diversificado de sistemas corporais - a partir de enzimas digestivas até neuroquímicas. Muitos especialistas em nutrição estão perplexos quando ouvem pela primeira vez sobre a relação entre o tipo de sangue e digestão. Isso é porque eles só estão considerando o significado físico do tipo de sangue. Na verdade, não é o seu antígeno do tipo sanguíneo que está influenciando o nível de ácido no estômago, mas sim o gene para o seu tipo de sangue influenciando outros genes aparentemente não relacionados. Esse fenômeno, chamado de ligação genética, ainda não é bem compreendido, mas é bem conhecido: Muitos genes influenciam as ações de outros genes aparentemente não relacionados. À medida que exploramos o tipo de sangue O, vamos aprender mais sobre essa relação intrigante.
Será que o tipo de sangue influência personalidade?
Uma única gota de sangue contém um sistema bioquímico tão único como as suas impressões digitais. Seu tipo sanguíneo é a chave para desvendar os segredos de sua individualidade bioquímica. Alimentos e suplementos contêm lectinas que interagem com as células dependendo do seu tipo de sangue. Isto explica por que razão alguns nutrientes que são benéficos para um tipo de sangue, pode ser prejudicial para as células de um outro.
O perfil do tipo O
É o único tipo de sangue que transporta dois anticorpos do tipo de sangue adverso (do tipo A e do Tipo B). O Tipo sanguíneo O pode estar predisposto a certas doenças, tais como úlceras e distúrbios da tireoide. Na década de 1950, foi descoberto que Tipo O teve cerca do dobro das ocorrências de úlceras de todos os outros tipos de sangue. Estes resultados foram replicados muitas vezes desde então.
Pontos Fortes e Fracos do tipo O
Já mencionamos a tendência do tipo O para níveis mais elevados de ácido do estômago. Há também outra característica única do tipo O, que é talvez, ainda mais importante: Este tipo de sangue tem uma capacidade muito bem desenvolvida para digerir as refeições que contêm proteína e gordura. Isto é porque dois produtos químicos utilizados pelo trato digestivo, uma enzima denominada fosfatase alcalina intestinal, e uma lipoproteína chamado apoB48 são secretados para o trato digestivo, em quantidades muito mais elevadas. Esses fatores digestivos aumentam consideravelmente a capacidade do tipo O, não só para metabolizar o colesterol de forma mais eficiente, mas também aumentar consideravelmente a sua capacidade de curar seu trato digestivo e melhor assimilação do cálcio. No entanto, esses mesmos pontos fortes vêm com um custo: no Tipo O os carboidratos simples, especialmente a partir de grãos, são mais facilmente convertidos em gorduras e triglicérides. Muitos grãos também contêm proteínas chamadas lectinas reativas que podem prejudicar o sistema imunológico do Tipo O, resultando em inflamação indesejada e doença autoimune.
Gerenciar o Estresse do Tipo O
O legado ancestral do Tipo O quando em situação de estresse provoca uma resposta de "luta ou fuga" imediata em pessoas deste tipo de sangue. No entanto, esta resposta ao estresse, tão vital no início de Tipo O, nem sempre é tão benéfico nos tempos modernos. A resposta do tipo O pode causar surtos de raiva excessiva, hiperatividade e até mesmo criar um desequilíbrio químico grave. Uma vez que existe uma poderosa relação sinérgica entre a liberação de dopamina e sentimentos de recompensa, o Tipo O é mais vulnerável a comportamentos destrutivos quando muito cansado, deprimido ou entediado. O Dr. D'Adamo sugere evitar cafeína e álcool. A cafeína pode ser particularmente prejudicial devido à sua tendência para aumentar a adrenalina e noradrenalina, que já são alta no tipo O.
Energize – Exercício, componente essencial
O exercício regular é extremamente importante para o sistema esquelético, cardiovascular e muscular do Tipo O. O exercício físico libera uma grande atividade neurotransmissora que age como um tônico para o sistema inteiro. A pessoa de Tipo O que faz exercícios regularmente também tem uma melhor resposta emocional. Você fica emocionalmente mais equilibrado, como resultado eficiente do sistema de transporte químico. Mais do que qualquer outro tipo de sangue, o Tipo O deve contar com o exercício físico para manter a saúde física e equilíbrio emocional. Dr. D'Adamo sugere que o Tipo O se envolva em atividade física regular de três a quatro vezes por semana. Para obter melhores resultados, se envolver em atividade aeróbia de trinta a quarenta cinco minutos. Se você fica entediado facilmente, escolha dois ou três exercícios diferentes para variar sua rotina.
Viva Bem!
Além de se exercitar e comer alimentos que são certo para seu tipo, aqui estão algumas estratégias comportamentais fundamentais para os indivíduos do Tipo O:
-
Desenvolver planos claros para as metas e tarefas - anual, mensal, semanal, diária para evitar impulsividade.
-
Faça mudanças de estilo de vida de forma gradual, ao invés de tentar resolver tudo de uma vez.
-
Comer todas as refeições, até mesmo lanches, sentados em uma mesa. Mastigue devagar e coloque o seu garfo para baixo entre mordidas do alimento.
-
Evite fazer grandes decisões ou gastar dinheiro quando está estressado.
-
Fazer algo físico, quando você se sentir ansioso.
-
Envolver-se de 30 a 45 minutos de exercícios aeróbicos pelo menos quatro vezes por semana.
-
Quando você consumir alguma substância química (álcool, tabaco, açúcar), faça alguma atividade física.
Dr. D'Adamo recomenda que tipo O, "Aproxime-se deste programa como uma estratégia de longo prazo. Esta não é uma meta de curto prazo, você deve se adaptar a este estilo de vida, para uma vida de saúde e bem estar. Não há dúvida de que há uma conexão entre a mente e o corpo. O conhecimento de que podemos fazer algo para mudar nosso destino genético é poderoso”.
E comece a levar uma vida mais saudável HOJE MESMO
bottom of page