google-site-verification=yhzZ8gyRDOmywGwRV_pVFrJ8SjUEaOLdiNFF2mLnlP4 Glicação | Genética & Nutrição
top of page

Glicação e o efeito de envelhecimento da pele.

O envelhecimento da pele é um processo complexo e crônico, que ela passa por muitos anos, onde fatores externos e internos se envolvem e interagem para criar diversas alterações macroscópicas, microscópicas e bioquímicas que diferem em extensão de indivíduo para indivíduo.
​
Ao longo dos anos, muitas teorias foram propostas para explicar o envelhecimento da pele, no entanto, o consenso geral hoje é que mecanismos como o estresse oxidativo através da ação dos radicais livres, processos inflamatórios, senescência celular e alterações epigenéticas são mecanismos que fazem parte do envelhecimento da pele.
​
E um desses processos que promove o envelhecimento da pele é a glicação, que é uma reação não enzimática entre proteínas e açúcares que leva à formação e acúmulo de produtos finais de glicação avançada (AGEs). Verificou-se que os AGEs estão associados a proteínas extracelular, tais como colágeno, vimentina e elastina. Como não há enzima de controle, a glicação é frequentemente aleatória. As proteínas glicadas e seus produtos finais (AGEs) produzem 50 vezes mais radicais livres tóxicos do que as proteínas que não são glicadas. Esses radicais livres tem efeito no sistema imunológico, desencadeando diversos problemas. Resumindo, quando você come mais açúcar do que seu corpo pode processar, as moléculas se combinam com proteínas das células do seu corpo.
 
Se você já tentou remover o açúcar queimado de uma panela, você vai saber o quão difícil é se livrar desses AGEs. Eles são eliminados do corpo muito lentamente. Basicamente, à medida que envelhecemos, nossas células e tecidos acumulam proteínas com açúcar queimado em sua superfície, o que reduz sua capacidade de funcionar. Mas, não é somente o açúcar que resulta em AGEs, produtos defumados ou prontos, que já possuem AGEs em sua composição devido a adição de corantes, conservantes entre outros, assim como assados em alta temperatura, bolos e tortas já possuem AGEs em sua composição, pela adição de conservantes, corantes químicos e realçadores de sabor.
​
Estudos...
​
Foi relatado que o colágeno e a elastina modificados por AGE modificaram as propriedades biomecânicas, levando à perda de elasticidade e ao aumento do enrijecimento; mudanças que promovem o aparecimento de rugas e alterações de pigmentação (manchas marrons). A irradiação ultravioleta, por exemplo, estimula a glicação da elastina.
​
Nos últimos anos, uma maior compreensão de como os AGEs afetam a estrutura e a funcionalidade da pele trouxe à tona o potencial de estratégias anti-idade para o desenvolvimento de novos compostos cosméticos antienvelhecimento. Vários estudos publicados associaram a carnosina como uma proteção contra a glicação quando administrada por via oral ou tópica. 
​
A aplicação tópica de uma solução aquosa de carnosina a 0,2% protege contra o aumento nos níveis de AGEs. Entretanto, o creme facial contendo carnosina apresentou maior atividade antigênica. Esta atividade de antiglicação do creme versus solução aquosa pode ser devida a uma entrega cutânea aumentada dos efeitos da carnosina e dos ingredientes adicionais do creme, tais como a niacinamida.
​
Os resultados de um estudo clínico com 33 mulheres, com idades entre 45 e 65 anos relatou uma melhora nas características do contorno facial com uma diminuição significativa na flacidez do queixo (7%), aumento na hidratação (12%), firmeza (29%), elasticidade (20%) e melhora na textura da pele após 56 dias de uso. A carnosina, um dipéptido (β-alanil-L-histidina), tem sido associada ao antienvelhecimento e longevidade celular pela supressão da senescência celular, indução de efeitos rejuvenescedores e proteção contra encurtamento de telômeros.
​
O que há de produtos para ajudar...
​
Hoje já temos Dermocosméticos no mercado com uma proposta de tratamento, prevenção e reversão da glicação avançada. Os antiglicantes e desglicantes (revertem o processo), ativos inibidores de glicação que agem no bloqueio de processos de produção de AGEs bem como na quebra de ligações cruzadas geradas por AGEs. Exemplos deles são; Algisium C (metilsilanol manuronato), Alistin, Elastan® e CoffeSkin®
​
Além desses, conheça outros ativos que atuam diretamente neste processo de prevenção e reversão da glicação avançada:
​
ÁCIDO GÁLICO:
  • Alta ação antioxidante, protege as células do estresse oxidativo;
  • Estimula a síntese de Ácido Hialurônico e Pró Colágeno I;
  • Melhora a aparência das rugas;
  • Promove uma pele mais luminosa e radiante.
​​
DEGLYSOME®:
  • Agente reafirmante e anti-glicação;
  • Rico em galactanos de algas hipnéicas musciformis.
  • Preserva a integridade da matriz, ativando a formação de redes de colágeno e fibrilina
  • Reforça a funcionalidade do tecido e permite que a pele mantenha a sua elasticidade e pareça mais jovem.
​​
D-GLYCARGINE:
  • A sua nova arma Anti-aging
  • Dupla ação na glicação: Anti-glicação – ação preventiva;
  • De-Glicação: ação curativa, atividade de quebra dos A.G.E.
  • Ação firmadora
  • Ação clareadora
  • Efeito “desamarelante
​​
CARNOSINE:
TECNOLOGIA DESGLIC REVERSE:
  • Principal ação de reversão nas consequências da glicação;
  • Destrói os AGEs (Advanced Glycation End Products) e as fibras da pele recuperam sua flexibilidade e funcionalidade, proporcionando uma aparência mais jovem;
  • Devolve luminosidade ao tecido;
  • Pele muito mais hidratada e firme.
​​
ALGOPHAGYL:
  • Derivado de uma microalga, o ALGOPHAGYL ® preserva o equilíbrio e o funcionamento correto da mitocôndria, ativando três alavancas de defesa que apoiam a regeneração epidérmica: o controle de qualidade das mitocôndrias, a dinâmica mitocondrial e a mitofagia;
  • As células, recarregadas com energia, regeneram-se melhor para formar uma barreira cutânea eficaz e dinâmica;
  • Promove uma pele energizada e revitalizante.
 
REPROAGE:
  • Atua na reprogramação celular na camada basal da epiderme, mediante modulação dos elementos epigenéticos, contribuindo para reativar as células basais e a capacidade que elas têm de se regenerar;
  • Reduz o nível de microARN-145 e aumenta o nível dos fatores de regeneração associados às células-tronco, contribuindo para melhorar as propriedades da pele;
  • Promove uma pele mais lisa, radiante e visualmente mais jovem;
  • Atua no combate a desaceleração da regeneração cutânea, resultante da idade.
 
A Mezzo Dermocosméticos lançou recentemente a linha Coll Repair, um sistema de tratamento de prevenção e reversão da Glicação Avançada. Atua em 4 passos, em diferentes níveis: Epiderme, União Dermo-epidérmica, Derme e Hipoderme. Formulado com uma potente combinação de ativos, possui Tecnologia Desglic Reverse, através de uma ação desglicante e antiglicante reverte a Reação de Maillard na pele (Glicação), uma das principais causas de envelhecimento cutâneo.
foto1-11-07-696x173.png
Coll Repair preenche e diminui as rugas, previne a formação de novas, reverte os efeitos do açúcar na pele, promove clareamento, reduz a aparência amarelada da pele e devolve jovialidade e luminosidade ao tecido. Resultados visíveis na primeira aplicação.
​
Cada vez mais a rotina de cuidados com produtos antiglicantes torna-se indispensável no dia a dia para se manter uma pele sempre jovem, com viço e blindada contra os efeitos do açúcar, além é claro de uma alimentação saudável e balanceada. Não tem como errar! Combinando uma alimentação saudável e os dermocosméticos certos você vai ter uma pele linda!
 
Os tratamentos estéticos que utilizam PEELINGS QUÍMICOS OU MICROAGULHAMENTO estimulam a produção de colágeno e a renovação da pele, portanto são bastante eficientes para evitar o processo de glicação.
​
Uma limpeza de pele diária adequada e periódicas mais profundas ajudam a remover os agentes poluentes externos que também contribuem para o envelhecimento da pele. Procure um profissional de estética para uma limpeza periódica. Para um boa limpeza diária, além de produtos específicos, você pode utilizar  um aparelho individual de alta frequência, com íon positivo. Para levar nutrientes à camadas mais profundas use a opção íon negativo.
Referência:

Gkogkolou P, Böhm M: Advanced glycation end products: Key players in skin aging? Dermatoendocrinol 2012; 4: 259–270.

​

https://www.karger.com/Article/FullText/492276

https://negocioestetica.com.br/site/10884-2/

E comece a levar uma vida mais saudável HOJE MESMO

bottom of page