google-site-verification=yhzZ8gyRDOmywGwRV_pVFrJ8SjUEaOLdiNFF2mLnlP4
top of page

Meu DNA & Minha Genética!

Os cientistas sequenciaram o genoma humano pela primeira vez em 2000. Eles sequenciaram o genoma de 2.500 pessoas de 26 regiões do mundo. Esse estudo foi denominado Projeto Genoma.

 

No DNA humano há cerca de 3,2 bilhões de pares de nucleotídeos (pares de letras). Cada pessoa difere da outra por pequenas diferenças, exceto por gêmeos  idênticos.

DNA_molecules-dr.-samir-sukkar-newyou-ae

Célula, núcleo da célula, cromossomo, DNA, pares de nucleotídeos (pares de letras)

Entre irmãos e pais a diferença é de apenas 1,5 milhões dos 3,2 bilhões de pares. Entre pessoas de diferentes famílias, essa diferença chega a 3 milhões de pares de letras diferentes, ou seja, 0,1% do total de pares.


As pessoas são geneticamente diferentes umas das outras na África subsaariana. Isso não é surpresa para os cientistas, já que é aí que os humanos evoluíram pela primeira vez. Quando as pessoas começaram a migrar ao redor do mundo, os pioneiros carregavam consigo apenas um subconjunto da diversidade genética disponível em casa; portanto, são naturalmente menos diversificadas do que as pessoas que vivem no berço da humanidade.

 

Mas o que é o DNA?

 

O genoma humano é o conjunto completo de sequências de ácidos nucleicos (DNA), nos 23 pares de cromossomos dos núcleos celulares e em uma pequena molécula de DNA encontrada nas mitocôndrias.

800px-Karyotype.png

Representação gráfica do cariótipo diplóide humano idealizado, mostrando a organização do genoma em cromossomos. Este desenho mostra as versões feminina (XX) e masculina (XY) do 23º par de cromossomos. Os cromossomos são mostrados alinhados em seus centrômeros.

Esse conjunto orgânico, cujas moléculas, contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos.

fonte-juventude.jpg

As células se reproduzem a partir do comando dos cromossomos (DNA) no núcleo. Para uma multiplicação celular adequada deve haver uma leitura correta do código genético. Entretanto, todos os alimentos que consumimos possuem compostos que entrarão nas células e consequentemente no núcleo. Esses compostos podem ser benéficos ou prejudiciais ao seu cromossoma, prejudicando a multiplicação celular, isso é conhecido como epigenética.

Assim, além das pessoas possuem diferenças no código genético, a leitura desses códigos pode ser afetado, alterando o seu corpo, sua saúde. Portanto, a alimentação correta para a sua genética é fundamental. Quer saber mais, veja nosso post cuide do seu DNA.

E porque é importante os cientistas entenderem sobre a genética humana?

Porque através do conhecimento da genética é possível desenvolver vacinas e medicações especificas para grupos genéticos, tornando-as mais eficazes. Assim, como dietas individualizadas, como é o caso da Dieta do Tipo Sanguíneo e do Tipo Genético.

 

Você já se perguntou porque algumas dietas funcionam para algumas pessoas e não funcionam para outras? Assim como, vacinas e remédio, pois, isso está relacionado a genética.

 

Nos acompanhe aqui para saber o que é o certo, de acordo com a sua genética! 

E comece a levar uma vida mais saudável HOJE MESMO

bottom of page