A Metilação é um processo natural que ocorre na citosina, uma das quatro bases que compõem o DNA (conhecidas pelas letras A, T, C, G). Quando essas pequenas moléculas chamadas "grupos metil" agem sobre a Citosina (a letra C), o gene fica inativo.
A metilação pode alterar a atividade de um segmento de DNA sem alterar a sequência. A metilação normalmente silencia genes que não são necessários para determinada célula. Assim como a sequência de DNA, as alterações epigenéticas também podem ser transferidas ao longo das gerações. Mas ao contrário do código genético, as modificações epigenéticas são reversíveis e podem ser alteradas todos os dias ao longo da vida, dependendo das interações do indivíduo com o ambiente.
A ciência tem demonstrado que esse processo é fortemente influenciado pela alimentação. Uma das mais relevantes pesquisas nesse campo foi divulgada em agosto pela equipe do cientista Randy Jirtle, da Duke University, nos Estados Unidos. Em um experimento com camundongos, ele demonstrou como a dieta da mãe altera o funcionamento dos genes da cria.
Jirtle trabalhou com uma linhagem de ratinhos dotados de informação genética que os predispunha à obesidade, ao diabetes, ao câncer e à pelagem amarelada. Durante a gravidez, a fêmea gorducha e de pêlos claros recebeu suplementos de vitamina B12, vitamina B9 (ácido fólico) e betaína, nutrientes ricos em grupos metil. Eles desativaram os genes envolvidos no excesso de peso, na coloração dos pêlos e na tendência ao diabetes e ao câncer. Os filhotes nasceram saudáveis, marrons e dentro do peso ideal.O resultado ajudou a relativizar o papel dos genes na complexa engenharia dos seres vivos.
No envelhecimento
Os níveis de metilação do DNA podem ser usados para estimar com precisão a idade dos tecidos e tipos celulares, formando um relógio epigenético preciso.
A visão dos alimentos devem ir além das proteínas, carboidratos e gorduras que nos fornecem energia e nutrientes. Os alimentos podem inibir, através do mecanismo epigenético, a manifestação de alguns genes que poderiam levar o indivíduo a desenvolver uma doença, por exemplo.
Alimentos que contribuem positivamente com o processo de metilação são a cúrcuma, o brócolis, a couve e o chá verde. E suplemento de Vitamina B9 (ácido fólico).
Nota: Toda suplementação deve ser acompanhada por um médico ou nutricionista. Nenhuma suplementação é recomendada para grávidas e lactantes.
Referência:
• Rabajante JF, Babierra AL (January 30, 2015). "Branching and oscillations in the epigenetic landscape of cell-fate determination". Progress in Biophysics and Molecular Biology.
• Berger SL, Kouzarides T, Shiekhattar R, Shilatifard A (2009). "An operational definition of epigenetics". Genes Dev. 23 (7): 781–3.
• Rando OJ, Verstrepen KJ (February 2007). "Timescales of genetic and epigenetic inheritance". Cell 128 (4): 655–68.
• Pan MH, Lai CS, Wu JC, Ho CT. Epigenetic and disease targets by polyphenols. Curr Pharm Des. 2013;19(34):6156-85.
• Yang P1, He X1, Malhotra A. Epigenetic targets of polyphenols in cancer. J Environ Pathol Toxicol Oncol. 2014;33(2):159-65.

E comece a levar uma vida mais saudável HOJE MESMO