top of page
Como voltar o relógio genético da sua pele?
A obsessão de aumentar a expectativa de vida e parecer muito mais jovem não é novidade. O que é novo, no entanto, é a revelação orientada pela ciência sobre como lidar com esse enigma de forma eficaz.
Não se preocupe com litros de chá verde ou cobrir o rosto com ácido hialurônico, a chave para viver mais e parecer mais jovem, diz a bióloga molecular Elizabeth Blackburn, ganhadora do Prêmio Nobel, e a psicóloga Elissa Epel, é como você cuida de seus telômeros.
​
Então, o que é um telômero, você provavelmente está se perguntando? Bem, a resposta científica é que eles são os limites no final de nossos cromossomos que protegem nosso DNA. Os cromossomos carregam toda a informação genética de uma célula e os telômeros são os pára-choques que protegem e determinam a rapidez com que envelhecem e morrem as células. Em termos leigos, os telômeros são como as pontas de plástico dos cadarços. Se você perder as pontas, os cadarços começam a se desgastar, tornando-se ineficazes.
​
Em seu novo livro inovador, The Telomere Effect, as Dras Blackburn e Epel incluem as descobertas da pesquisa e os ajustes de estilo de vida que elas afirmam ajudar a reduzir as doenças crônicas e melhorar o nosso bem-estar até as nossas células. Sua fascinante descoberta - detalhada no que é apontado como um dos livros de saúde mais estimulantes que surgiu na última década - está prestes a revolucionar a maneira como pensamos e, portanto, abordamos o envelhecimento.
​
Manter nossos telômeros saudáveis é maravilhoso para nosso corpo. Uma pessoa de 60 anos com telômeros "bons", aqueles que são longos o suficiente para proteger, parecerão até 20 anos mais jovens, menos propensos a doenças e possuem um nível invejável de energia. Possuir telômeros "ruins" (menores) terá o efeito oposto, mas, você não pode simplesmente comprar um novo conjunto de telômeros - tem que cuidar naqueles que tem.
Através de sua premiada pesquisa, Blackburn e Epel descobriram que a duração e, portanto, a condição de nossos telômeros podem ter um impacto direto sobre o quão bem - ou não tão bem - envelhecemos. Quando nossas células perdem seus telômeros, o corpo começa a envelhecer.
​
Ao contrário do uso de cremes antienvelhecimento - que os especialistas dizem que só precisamos começar a usar uma vez que atingimos 25 - o truque é começar muito cedo.
​
Mas há boas notícias. Você pode mudar o comprimento dos seus telômeros. Uma enzima chamada telomerase adiciona DNA às extremidades dos cromossomos para prevenir e, em alguns casos, reverter o processo de encurtamento. Seguindo o trabalho pioneiro de Blackburn e Epel - que defende mudanças simples de estilo de vida - você pode aumentar sua telomerase, alongando assim seus telômeros. Como diz Blackburn, "está tudo sob nosso controle".
​
Treine seus telômeros
O exercício reduz o estresse oxidativo e a inflamação e aumenta a telomerase. Realizar 45 minutos de atividade cardiovascular moderada três vezes por semana. A pesquisa também mostra que quanto mais variados os tipos de treino, mais longos são os seus telômeros. Por outro lado, muito exercício pode ser prejudicial devido ao descanso insuficiente. Os sinais de alerta incluem fadiga, mau humor, irritabilidade e suscetibilidade a lesões e doenças.
Durma e descanse adequadamente para manter-se jovem
Vários estudos mostraram que o sono está ligado ao envelhecimento celular. A privação do sono libera nossos hormônios, o que significa que acabamos produzindo níveis mais altos de cortisona (hormônio do estresse), insulina (hormônio do açúcar no sangue) e grelina (o hormônio que deixa você com fome), que contribuem para os telômeros mais curtos. Sono suficiente significa que você sentirá menos fome (seu corpo precisa de sono profundo para regular seu apetite) e menos estresse emocional e, portanto, manterá o comprimento dos telômeros. Um caminho rápido para dormir melhor? Remova dispositivos eletrônicos do quarto, incluindo smartphones.
​
Pense a respeito...
"Ter um bom estado de espírito", diz Blackburn, "é uma parte fundamental para manter seus telômeros saudáveis ​​e "viver mais jovens ". Estudos descobriram que certos padrões de pensamento (particularmente aqueles que causam estresse) podem encurtar seus telômeros. Para combater o pensamento negativo, o Efeito Telômero estimula a atenção plena, gratidão e autoestima.
​
Você é o que você come, bebe e...
Os telômeros não se importam com o seu peso. Eles, no entanto, se preocupam com sua saúde metabólica, ou seja, seu nível de insulina e gordura da barriga. A quantidade deste tipo de gordura é um indicador de saúde. Sua relação cintura-quadril prediz maior risco de encurtamento dos telômeros. Os alimentos a evitar são carboidratos refinados, como pão branco, arroz branco, massas e alimentos ricos em açúcar. O álcool também pode danificar seu DNA e seus telômeros, no entanto, beber ocasionalmente até pode. Fumar, sem surpresa, não pode.
​
Muitas alegações foram feitas sobre como cremes e suplementos podem alongar seus telômeros e aumentar a longevidade, porém "a pesquisa é clara de que os antioxidantes e a proteção solar são as principais formas, se não as únicas, de proteger o DNA de fora para dentro".
​
Pode ser que os cremes até funcionem, porém, como não existem estudos específicos com uso de cremes, qualquer tentativa é apenas uma tentativa, que até pode dar algum resultado. Mas, não se esquecendo do principal, que é a alimentação, o sono, a atividade física, a vida sem stress, o filtro solar e o anti-oxidante. Limpeza da pele e os cremes ajudarão com certeza em outros aspectos, como hidratação e nutrição, quanto a reconstruir os telômeros nada provado ainda.
​
Mas, para ajudar você, caso queira tentar, aqui vai alguns cremes e suplementos que dizem na manutenção ou até na reconstrução dos telômeros:
​
Delfogo Rx Telomere DNA Cell Cream | Telomerase (Medical Grade) Anti-Aging | SkinPro Repetitive Nucleotide Sequences
​
​
​
​
​
​
​
​
CSI Telomere Fine Line Cream - 1 oz
​
​
​
​
​
​
​
​
Telomeres Up with 98% Astragaloside IV
​
​
​
​
​
​
​
​
T.A. Sciences | TA-65 Telomerase Activation | Anti-Aging & Immunity Boost with Cell Rejuvenation
​
​
​
​
​
​
​
​
Quer saber mais sobre rejuvenescimento, veja nosso artigo Dê um Up no motor das suas células!
​
Nota: Toda suplementação deve ser acompanhada por um médico ou nutricionista. Nenhuma suplementação é recomendada para grávidas e lactantes.
​
Referências:
https://www.telegraph.co.uk/beauty/skin/anti-ageing-report-turn-back-genetic-clock/

E comece a levar uma vida mais saudável HOJE MESMO
bottom of page