google-site-verification=yhzZ8gyRDOmywGwRV_pVFrJ8SjUEaOLdiNFF2mLnlP4 O que faz o Tipo Sanguíneo "A" ser "A" | Genética & Nutrição.
top of page

O que faz o Tipo "A" ser "A"

As pessoas que são do tipo sanguíneo A tem um conjunto diferente de características do que as pessoas que são do Tipo O - elas são suscetíveis a diferentes doenças, eles devem comer alimentos diferentes e praticar exercícios completamente diferentes. Alguns acreditam que a personalidade é influenciada pelo tipo de sangue! Dr. D'Adamo nos ensina como viver de acordo com nosso tipo de sangue.
 
História do Tipo A
 
O Tipo A emerge no século 21 com muitos e mais complexos desafios do que seus ancestrais (Tipo O) poderiam ter imaginado. O fator-chave no desenvolvimento do tipo A pode ser rastreados pela luta pela sobrevivência muito tempo atrás, quando houve uma oferta cada vez menor de estoque de caça. Tendo esgotado os grandes rebanhos da África, os ancestrais foram forçados a se moverem para a Europa e Ásia. O cultivo de grãos e gado mudou tudo. Pela primeira vez, as pessoas foram capazes de renunciar ao estilo de vida caçador coletor e estabelecer comunidades estáveis. Ao longo do tempo as adaptações que produziram o Tipo A foram baseadas na necessidade de utilizar plenamente nutrientes fontes de hidratos de carbono. Estas adaptações biológicas ainda podem ser observadas hoje na estrutura digestiva do tipo A. Baixos níveis de ácido clorídrico no estômago e níveis elevados de enzimas digestivas intestinais dissacarídeo, permitem a digestão de hidratos de carbono mais eficientes. Segundo o Dr. D'Adamo, estes são também os mesmos fatores, juntamente com baixos níveis de fosfatasse alcalina intestinal, que tornam mais difícil para as pessoas de Tipo A digerir e metabolizar a proteína animal e a gordura.
 
O que faz Tipo A único
 
Muitos fatores neuroquímicos no Tipo A e disposição genética favorecem uma vida harmoniosa, rítmica e estruturada, cercado por uma comunidade positiva, de suporte. O ritmo acelerado e aumento da sensação de isolamento experimentado por muitos na sociedade de hoje, muitas vezes fazem estas necessidades serem difíceis de ser alcançadas. O Tipo A é o que melhor exemplifica as interconexões poderosas entre mente e corpo. Isso foi fundamental para a mudança da caça para a construção e expansão. No entanto, o tipo A internaliza o estresse, o que serviu bem os seus antepassados, mas, é um desafio para o tipo A moderno. Utilizando-se da Dieta do Tipo Sanguíneo, como estratégia de estilo de vida, equalizadores hormonais, exercício suave e orientação dietética especializada irão maximizar a sua saúde geral; diminuir os fatores de risco naturais para o câncer, diabetes e doenças cardiovasculares. O resultado: alto desempenho, clareza mental, maior vitalidade e maior longevidade.
 
Dieta para o Tipo “A”
 
"Quando discutimos 'dieta', nós não estamos falando necessariamente sobre um plano de emagrecimento, que é um benefício adicional quando se segue este plano. Nós estamos realmente discutindo dieta no sentido mais tradicional, ou seja, uma forma de comer, explica Dr. D'Adamo”. O Tipo A prospera em uma dieta vegetariana - se você está acostumado a comer carne, você vai perder peso e ter mais energia uma vez que você elimina os alimentos tóxicos de sua dieta. Muitas pessoas acham difícil se afastar da carne e pratos de batata, soja, grãos e vegetais. Mas é particularmente importante para o sensível Tipo A. Comer seus alimentos em um estado mais natural possível: pura, fresca e orgânica. "Eu não consigo enfatizar o suficiente o quanto esse crítico ajuste dietético pode ser para o sistema imunológico do Tipo A. Não seguir esta dieta você pode sobrecarregar o seu sistema imunológico e, potencialmente causar, um curto-circuito no desenvolvimento de doenças que ameaçam a vida."
 
Gerenciando o Estresse do Tipo A
 
Neste mundo ocupado e sempre em mudança, é quase impossível evitar stress diário. O Tipo A tem naturalmente um elevado nível de hormônio do estresse, o cortisol. E produz mais em resposta a situações estressantes. O cortisol é liberado em ciclos de 24 horas, tipicamente no início da manhã entre seis e oito horas com uma diminuição gradual durante o dia. Devido ao cortisol naturalmente elevado, estresse adicional muitas vezes se manifesta de várias maneiras; sono perturbado, falta de clareza no pensamento durante o dia, aumento da viscosidade sanguínea (espessamento), e promove perda muscular e ganho de gordura. Em casos extremos em pessoas do Tipo A, o estresse pode se manifestar de formas mais graves, causando transtorno obsessivo-compulsivo, resistência à insulina e hipotireoidismo. Para ajudar a equilibrar os níveis de cortisol, o Dr. D'Adamo recomenda que você limite o açúcar, cafeína e álcool. Não pule refeições, especialmente o café da manhã; comer refeições menores, mais frequentes também irá ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Ele também aponta que os seguintes fatores são conhecidos por aumentar os níveis de cortisol e aumentar a exaustão mental para as pessoas de Tipo A - estar ciente e limitar a sua exposição quando possível:
 
  • Multidões de pessoas
  • Ruído alto
  • As emoções negativas
  • Fumar
  • Cheiros fortes ou perfumes
  • Muito açúcar e amido
  • Excesso de trabalho
  • TV e filmes violentos
  • Falta de sono
  • Condições meteorológicas extremas (quentes ou frios)
​​
Exercício Relaxante - Componente importante para a Saúde e Bem-Estar
 
Os níveis de cortisol elevados torna mais difícil para as pessoas de Tipo A se recuperarem do estresse. A investigação demonstrou que os níveis globais de cortisol podem ser reduzidos através de um programa regular de exercícios, favorecendo um estado de relaxamento e atenção. Faça essas atividades um hábito, parte de seu estilo de vida. Dr. D'Adamo recomenda Hatha, Yoga, Tai Chi e meditação e exercícios de respiração profunda. A meditação tem sido estudada por seus efeitos sobre os hormônios do estresse. Verificou-se que, depois de meditação, os níveis de cortisol foram reduzidos de forma significativa. Dr. D'Adamo descreve, "Embora seja bom para participar de atividade física intensa quando em boas condições, esteja ciente de que essa forma de exercício não age como válvula de segurança para o estresse em seu tipo de sangue”. Atividades aeróbicas, levantamento de peso em excesso pode aumentar os níveis de cortisol, consequentemente o estresse.
 
A Conexão com a Personalidade
 
Tipo de sangue é um marcador da individualidade - e talvez da personalidade também. No Japão, por muito tempo acreditou-se que o tipo de sangue é um indicador de personalidade. Em um estudo conduzido pelo Dr. D'Adamo, em 1999, ele encontrou algumas conexões interessantes entre tipo sanguíneo e personalidade. Tipo A na maioria das vezes se descreveram com as seguintes características: sensíveis às necessidades dos outros, bons ouvintes, detalhistas, analíticos, criativos e inventivos.
 
Viva Bem!
 
Além de se exercitar e comer alimentos que são certo para seu tipo, aqui estão algumas estratégias comportamentais fundamentais para os indivíduos do tipo A:
 
  • cultivar a criatividade e expressão em sua vida
  • Estabelecer uma agenda diária consistente
  • Vá para a cama, o mais tardar 23h e dormir por oito horas ou mais.
  • Faça pelo menos dois intervalos de vinte minutos cada, durante o dia de trabalho. Se alongue, passeie, faça exercícios de respiração profunda ou meditação, de 30 a 45 minutos, pelo menos três vezes por semana;
  • Não pule as refeições;
  • Coma mais proteína no início do dia, no final menos;
  • Não coma quando você estiver ansioso;
  • Coma refeições menores, mais frequentes;
  • Sempre mastigue bem os alimentos para melhorar a digestão. Pouca quantidade de ácido do estômago torna a digestão mais difícil.
 
fonte: http://www.dadamo.com/txt/index.pl?1003

E comece a levar uma vida mais saudável HOJE MESMO

bottom of page