Nem toda a gordura corporal é a mesma. Aprenda a diferença para melhorar a saúde!
Qual é a diferença entre gordura branca e gordura marrom?
Gordura Branca
Gordura branca ou tecido adiposo branco é a gordura padrão que você provavelmente conheceu em toda a sua vida. Ele armazena sua energia em grandes gotas de gordura e tem muito menos mitocôndrias e vasos sanguíneos e se acumulam ao redor do corpo.
Células de gordura branca
A gordura branca tem muitos propósitos. Ele fornece a maior reserva de energia do corpo. É um isolante térmico e serve de almofada para os nossos órgãos internos. É um importante órgão endócrino, produzindo uma forma de estrogênio, bem como a leptina, um hormônio que ajuda a regular o apetite e a fome. Também tem receptores para insulina, hormônio de crescimento, adrenalina e cortisol (hormônio do estresse). Então, é um mito que as células de gordura apenas ficam lá e não fazem nada o dia todo!
Onde a gordura branca é encontrada? Nas mulheres, o excesso de gordura branca se acumula ao redor dos quadris, coxas, nádegas e seios até a peri menopausa (40 anos), quando a gordura também é redistribuída para o abdômen. Os homens tendem a juntar o excesso de gordura principalmente na região da barriga a maior parte de suas vidas. Um excesso de gordura branca dentro da barriga (gordura visceral) está associado à síndrome metabólica - um grupo de sintomas que sinalizam um aumento do risco de problemas.
A faixa de gordura corporal masculina é de 15 a 25%; a feminina é de 15 a 30%. Uma pessoa genérica de 70 Kg, tem cerca de 9 Kg de gordura. Um quilo de gordura armazenada contém cerca de 8.900 calorias, então 9 Kg tem 80.000 calorias de armazenamento de energia. Se você necessitasse de 2.000 calorias para viver por dia, você poderia ficar cerca de 40 dias em uma ilha deserta. Esses números não são perfeitos ou exatos, mas, fornecem uma ideia geral.
Você gera gordura branca consumindo calorias demais e gastando poucas. A gordura branca acumula energia em excesso como triacilgliceróis.
A gordura branca interage com a gordura marrom? É melhor você acreditar. Uma nova pesquisa mostra que quando as pessoas comem demais, elas não apenas aumentam sua quantidade total de gordura branca, mas o consumo excessivo resulta em uma gordura marrom menos eficiente, incapaz de queimar calorias.
A partir de hoje, faça questão de atingir dois objetivos principais: otimizar sua função de gordura marrom e gerenciar sua carga de gordura branca. Ou seja, coma alimentos adequados e com moderação, permaneça ativo, evite o estresse e leve um estilo de vida consciente. Você vai manter suas mitocôndrias UP enquanto sua saúde e bem-estar disparam!
Gordura Marrom
Esta gordura é composta de várias pequenas gotículas lipídicas (gordura) e um grande número de mitocôndrias contendo ferro, o mecanismo de queima de calorias da célula, esse processo é chamado de termogênese, baseado no desacoplamento da fosforilação oxidativa mitocondrial. O ferro, juntamente com muitos vasos sanguíneos minúsculos, dá a essa gordura sua aparência acastanhada. A gordura marrom dissipa energia diretamente como calor através do desacoplamento da oxidação de ácidos graxos da produção de ATP pelo desacoplamento da proteína 1 (UCP1), é por isso que a gordura marrom é muitas vezes referida como a gordura “boa”, já que nos ajuda a queimar e não armazenar calorias. E é vital para a regulação da temperatura corporal (Enerback et al., 1997) e também está envolvida no controle do peso corporal (Feldmann et al., 2009).
Célula de gordura marrom
Os cientistas costumavam acreditar que apenas os bebês tinham gordura marrom, o que representa cerca de 5% de sua massa corporal total. Eles também pensavam que esta gordura desaparecia na idade adulta. O que os pesquisadores sabem agora é que até os adultos têm pequenas reservas de gordura marrom. Normalmente armazenada em pequenos depósitos ao redor dos ombros e pescoço. Os adultos que têm comparativamente mais gordura marrom tendem a ser mais jovens e mais esbeltos e têm níveis normais de açúcar no sangue.
Como ter mais célula de gordura marrom?
Recentemente, a gordura marrom tornou-se um alvo potencial para manipulação genética e farmacológica no tratamento da obesidade através dos depósitos de gordura marrom metabolicamente ativos que podem ser induzidos em resposta ao frio, à estimulação β-adrenérgica prolongada (Cousin et al., 1992; Guerra et al., 1998; Himms-Hagen et al., 1994) e à ativação do sistema nervoso simpático (Cypess et al. al., 2009; van Marken Lichtenbelt et al., 2009; Virtanen et al., 2009).
Além das células de gorduras marrom remanescentes da infância, existem células de gordura "recrutáveis". Isso significa que ela pode mudar para a gordura marrom nas circunstâncias corretas. Este tipo de recrutamento é encontrado nos músculos e gordura branca em todo o corpo. Expor seu corpo a temperaturas frias pode ajudar a conseguir mais células de gordura marrom. Até o momento, apenas a termogênese induzida pelo frio foi reconhecida como capaz de produzir esse efeito. "Estudos mostraram que os participantes que passavam horas na câmara fria diariamente não só experimentavam um aumento na produção de calor da gordura marrom no frio, como se acostumaram às temperaturas mais baixas, mas também uma melhora no controle do açúcar no sangue via insulina, relata o professor Martin Klingenspor, chefe da Cátedra de Medicina Nutricional Molecular no Centro Else Kröner-Fresenius na TU Munique. Apenas duas horas de exposição por dia a temperaturas em torno de 19 °C podem ser suficientes para transformar em gordura marrom, você pode também optar por tomar banhos frios ou até gelados.
Pesquisadores também descobriram que uma certa proteína chamada fator B-2 (Ebf2) pode desempenhar um papel fundamental na construção da gordura marrom. Essa proteína transformou gordura branca em gordura marrom. Essas células consumiam mais oxigênio, o que é um sinal de que a gordura marrom realmente estava produzindo calor e queimando calorias e pode ajudar a controlar o açúcar no sangue e melhorar os níveis de insulina, diminuindo o risco de diabetes tipo 2. Também pode ajudar a remover gorduras do sangue, diminuindo o risco de hiperlipidêmica. Outros estudos mostram a promessa do papel da gordura marrom no tratamento da obesidade.
Faça atividade física, uma outra pesquisa sugere que uma proteína chamada irisina pode ajudar a transformar a gordura branca em marrom. Pesquisadores descobriram que as pessoas que são sedentárias produzem muito menos irisina em comparação com aqueles que se exercitam com frequência. Especificamente, os níveis aumentam quando as pessoas fazem um treinamento intervalado aeróbico mais intenso. O exercício ao ar livre é altamente recomendado pelos médicos para combater a obesidade e manter o sistema cardiovascular funcionando forte. As diretrizes atuais de atividade física para adultos incluem seguir a seguinte rotina de atividade física semanalmente:
-
150 minutos de atividade moderada, como caminhar ou jogar tênis
-
75 minutos de atividade vigorosa, como correr ou nadar
Durma o suficiente e com alta qualidade, pois a produção adequada de melatonina influencia a produção de gordura marrom.
Pesquisadores da Escola de Medicina Perelman da Universidade da Pensilvânia estão envolvidos no metabolismo da gordura. A equipe, liderada pelo professor de Medicina Cardiovascular Zoltan P. Arany, MD, PhD, descobriu que suprimindo ou aplicando certas proteínas nas vias, eles podem transformar células de gordura adiposa branca em gordura marrom. "É concebível que seja possível obter uma droga, para tornar a gordura branca em gordura marrom e, assim, tratar a obesidade", comenta Arany. Ele e sua equipe foram capazes de iniciar o programa de alterar adipócitos brancos por dois métodos. Primeiro, suprimido a proteína FLCN (folliculina), ao eliminar a proteína FLCN, foi possível ativar o regulador do metabolismo celular PGC-1b, que por sua vez ativa os genes que tornam em células de gordura marrom, além do desenvolvimento de mitocôndrias adicionais. O segundo método utilizado para reproduzir a ativação foi a superexpressão direta de PGC-1b. O estudo, publicado na Genes & Development, destaca um avanço significativo na compreensão do metabolismo celular. "Em princípio, uma droga que estimula a atividade de PGC-1β ou alguns de seus genes-alvo pode servir como um ativador terapêutico para tornar células de gordura branca em célula de gordura marrom", disse Arany.
Existem certas drogas que podem causar o escurecimento da gordura branca. As tiazolidinedionas (TZDs), um medicamento usado para ajudar a controlar a resistência à insulina, podem ajudar no acúmulo de gordura marrom. No entanto, esta droga também está associada ao ganho de peso, retenção de líquidos e outros efeitos colaterais. Então, não pode ser usado como uma solução rápida para pessoas que querem ganhar mais gordura marrom.
Mais pesquisas são necessárias antes que os médicos possam distribuir uma pílula ou outra solução rápida para converter a gordura branca em marrom. Comece com uma dieta adequada, exercícios e se conseguir, banhos gelados. Esses hábitos de vida saudável têm o poder de ajudá-lo a emagrecer, manter o coração e os pulmões fortes e afastar.
Fontes:
-
Centro de Pesquisas Biomédicas de Pennington, Baton Rouge, Louisiana, EUA
-
Pam Peeke, MD, MPH, FACP, autor best-seller e especialista em saúde, fitness e nutrição
-
Xue B, Rim JS, Hogan JC, Coulter AA, Koza RA, Kozak LP. Genetic variability affects the development of brown adipocytes in white fat but not in interscapular brown fat. J Lipid Res. 2007;48:41–51. [PubMed]
-
Mueez U Din, Teemu Saari, Juho Raiko, Nobu Kudomi, Stefanie F. Maurer, Minna Lahesmaa, Tobias Fromme, Ez-Zoubir Amri, Martin Klingenspor, Olof Solin, Pirjo Nuutila, Kirsi A. Virtanen. Postprandial Oxidative Metabolism of Human Brown Fat Indicates Thermogenesis. Cell Metabolism, 2018; 28 (2): 207 DOI: 10.1016/j.cmet.2018.05.020
https://www.womenshealthmag.com/health/a19896462/fat-facts/
https://www.healthline.com/health/brown-fat#4
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21036323
https://www.labroots.com/trending/genetics-and-genomics/4758/combat-obesity-white-fat-brown-fat
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3172615/
https://www.sciencedaily.com/releases/2018/08/180829115544.htm



E comece a levar uma vida mais saudável HOJE MESMO